29 de mai. de 2012

Filtro dos Sonhos

O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa. Durante o movimento de revitalização cultural indígena dos anos 60 e 70, foram adotados por nativos americanos de diversas nações. Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações. Acredita-se que o filtro impedirá que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar.  Na confecção do Filtro dos Sonhos, pode ser colocada uma pena no centro, abaixo, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado no centro uma pedra ou cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.
Aprenda a fazer um filtro dos sonhos:



Esperamos que gostem (: 

15 de mai. de 2012

Woodstock mais a fundo

Esse video apresenta a história detalhada de um dos maiores festivais de musica de todos os tempos.


Woodstock!

Em agosto de 1969, nos dias 14,15 e 16, aconteceu o "Festival de Woodstock - three days of peace and music". Foi Michael Lang, um hippie com tino empreendedor, quem teve a idéia de fazer "o maior festival de rock do mundo". Unindo-se ao compositor e profissional de gravadoras Artie Kornfeld, ambos convenceram um mecenas, John Roberts, a financiar o evento. O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Dentre eles destacaram-se: Santana, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin with The Kozmic Blues Band, Sly and the Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, Joe Cocker, Crosby, Stills, Nash and Young e Jimi Hendrix.
 O impacto inicial foi enorme. Nunca tanta gente havia se reunido para celebrar a música e a ideologia hippie, pensamentos de paz, amor (sexo podia ser feito com liberdade) e música. Em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.


Gosto musical hippie

Os hippies tinham predileção por certos estilos de música, como rock psicodélico Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Doors, The Beatles, Pink Floyd, Bob Dylan, Raul Seixas,etc. Mas é importante vincar que não existe um genero musical que se apelida de "Hippie". Gostavam de músicas de intervenção social e que levavam a uma meditação acerca da consciência humana, acerca dos efeitos da drogas no corpo, a alienação, entre muitos outros temas que componham as letras. Gostavam também tocar músicas nas casas de amigos ou em festas ao ar livre como. Escrita sob o efeito de drogas e ouvida nas mesmas circunstâncias, julgava-se que a música tinha um efeito libertador da mente. O adjectivo "psicadélico" foi utilizado para a caracterizar. A música foi muito importante, pois ela servia não só como entretenimento mas continha e simbolizava os ideais do movimento. Haviam grandes festivais, principalmente de rock, que duravam em média três dias, e podem ser comparados a rituais onde o músico tomava o lugar do sacerdote, pregando a todos a sua ideologia e as suas crenças. O mais famoso dos festivais foi o Woodstock , que ocorreu, primeiramente, em 1969 nos Estados Unidos.


Envolvimento Hippie na política

Os hippies nos EUA, pregaram o "poder para o povo". Não formaram um partido político nem desejavam disputar as eleições, muitos não se envolveram em qualquer tipo de manifestação política por privilegiarem muito mais o bem estar da alma e do indivíduo, mas assumiam uma postura tendente à esquerda, geralmente elevando ideais anarquistas ou socialistas. Eram contra qualquer tipo de autoritarismo e eram preocupados com as questões sociais como a discriminação racial, sexual, etc. 
O lema "Paz e Amor" sintetizava bem a postura política dos hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e anti-militarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King, embora não tão organizadamente, mantendo uma postura mais anárquica do que anarquista propriamente, neste sentido. Queriam impressionar pelo comportamento, mudar os costumes dos que os cercavam para mudar-lhes a mentalidade.

Fonte: http://assisprocura.blogspot.com.br/p/movimento-hippie.html

Sociedade Hippie

O movimento Hippie era cercado por ideais anarquistas de comunidades igualitárias, com total liberdade e não violência. Viviam uma vida em comunidades, muitas vezes nômades, e em comunhão com a natureza, onde todos os ditames do capitalismo são deixados de lado. Todos os moradores exerciam uma função dentro da comunidade, as decisões eram tomadas em conjunto, praticavam a agricultura de subsistência e o comércio entre os moradores era realizado através da troca. Negavam todas as guerras, os valores sociais e morais tradicional. 

Fonte: assisprocura.blogspot.com.br/p/movimento-hippie.html

Aquarius - Hair

Abaixo uma canção do musical Hair, produto da contracultura hippie e da revolução sexual dos anos 60. Muitas de suas canções tornaram-se hinos dos movimentos populares anti-Guerra do Vietnã nos Estados Unidos. 

 

14 de mai. de 2012

Cabelo grande não é só coisa de mulher!


Como grupo, os hippies tendem a usar cabelos e barbas mais compridos do que o considerado “elegante”. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por os acharem “anti-higiênicos” ou os considerarem “coisa de mulher”. O movimento Hippie era contra a sociedade de consumo e de valorização da imagem, portanto o seu aspecto físico não era considerado uma preocupação e deixavam os seus cabelos crescerem. Eram naturalistas, preferiam o orgânico e recusavam-se aos produtos químicos. Usavam sabonetes e desodorizantes fabricados a partir de plantas e ervas.


Ventania


Quem é Ventania? Ventania, nome artístico de Wilson da Silva (Pariqüeraçu, 21 de agosto de 1962), é um cantor andarilho cuja inspiração vem do movimento hippie, dos anos 60 e 70. Atualmente mora em São Thomé das Letras. Uma das mais importantes influências musicais de Ventania é o cantor e compositor Raul Seixas, o "Raulzito", marco histórico do rock nacional e da mistura com influências "alternativas". As letras de suas canções são inspiradas em temas bastante caros ao movimento hippie, como a liberdade, a contemplação da natureza e a idéia de "Paz e Amor". 

HIPPIE!



The 60's



Esse video mostra imagens de hippies da década de 60.

Alimentação hippie


A dieta do movimento hippie era a naturalista, que defende uma alimentação voltada ao natural e cultivavam suas próprias hortas. O movimento fez deste hábito alimentar uma forma de protesto e resistência aos valores repressores da época.O movimento defendia todas as formas de vida e como tal, eram grandes defensores dos direitos dos animais, contra o uso de pêlo e das peles e contra o consumo de carne, peixe e mariscos. Ovo-lacto vegetarianismo envolve o consumo de ovos, mel, de leite e dos seus derivados. 

Religiosidade hippie

Os hippies acreditavam muito em astrologia, tarô, magia, incenso, mandala e meditação essas crenças eram parte integrante da cultura hippie pelo seu caráter simbólico da religiosidade oriental. Religiões como budismo, Hare Krishna tinham muitos adeptos. Também haviam aqueles que fundiam o cristianismo com idéias hippies de vida comunitária, paz e amor livre. Havia um certo misticismo nas comunidades hippies.

 

A palavra mandala deriva do sânscrito e quer dizer "círculo
mágico” ou círculo de energia.São capazes de nos deleitar a ponto de nos fazer tranqüilos,propiciando à mente que se distancie dos problemas imediatos,
induzindo-a ao exercício da contemplação.

Estilo Hippie

Roupas de cores brilhantes, e alguns estilos incomuns, tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana, camurças com franjas, saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalhos, estampas florais e psicodélicos, Roupas artesanais, bolsas de crochê ou com franjas com alças a tiracolo, botas de camurça e sandálias de plataforma, Saias longas, estampadas, estilo cigana. Usavam também roupas velhas e naturalmente rasgadas, em oposição ao consumismo.

Across the Universe

Para conhecer mais do estilo de vida hippie, assista a esse belo filme musicas com trilha sonora dos Beatles que exemplifica bem como o grupo hippie viver e lidou com a estranheza que causava nas pessoas naquela época.

Sinopse: O filme se passa na década de 60, Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de Liverpool, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard). 

Arte Hippie

Quem nunca teve algum objeto relacionado com a cultura hippie? Os objetos, geralmente fabricados artesanalmente pelos próprios hippies, já fazem parte do nosso cotidiano e é só olhar calmamente para o seu lado que você verá alguém usando um colar, brinco, pulseira ou qualquer acessório semelhante.
São objetos geralmente muito coloridos e exuberantes, que ressaltam a alegria e o estilo "paz e amor" de viver do hippie. As camisetas e vestidos folgados e grandes também são usados por muita gente, mesmo não sendo hippie.
Os hippies começaram a fabricar esses objetos como forma de ter um sustento, ganhar dinheiro fabricando sua própria mercadoria que divulga a sua cultura. Por meio da fabricação dos objetos artesanais o hippie mostra a sua arte, ganha seu dinheiro e divulga sua cultura para todos.

Fonte:arte-hippie.tumblr.com / culturahippie.blogspot.com.br

Gírias Hippie

Uma outra forma de reconhecer a comunidade Hippie é pelas gírias. Eles têm algumas gírias bastante características e que são usadas até os dias de hoje:

  • Paz e amor - Tranquilo
  • Barra – Dificuldade;
  • Bicho – Amigo;
  • Parada – Negócio;
  • Bicho Grilo – Hippie;
  • Bichogrilês - Idioma dos Hippies;
  • Biônico - Político nomeado pelo governo;
  • Bode – Confusão;
  • Patota – Galera;
  • Capanga – Bolsa;
  • Chacrinha - Conversa sem objetivos;
  • Coroa - pessoa não-jovem (mais de 50 anos);
  • Dar o cano - quebrar compromissos;
  • Dar um giro - sair, passear;
  • Eu tô que tô - Eu Estou bem;
  • Fazer a cabeça - mudar a cabeça de alguém;
  • Parafrentex – Atual;
  • Psicodélico – Estranho;
  • Geraldino - Torcedor de geral;
  • Goiaba – Bobo;
  • Jóia - Tudo bem;
  • Podes crer - Acredite; Tá bem;
  • Repeteco – Repetição;
  • Cara - pessoa, usado para mulheres e homens;
  • Sacar – entender;
  • Pô - Exclamação de contrariedade;
  • Meu - pessoa, cara;
  • Massa – Legal;
  • Não dá nada - não tem problema;
  • Corta essa! - desiste, muda (exclamação);
  • Mudar a cabeça - mudar o modo de pensar;
  • Acertar as cabeças - combinar (pessoas);
  • Falou e disse - disse tudo;
  • Velha e velho - pai e mãe;
  • Véio – amigo;
  • Caô - conversa fiada; mentira;
  • Falou - Tchau, Até Mais.

Podes crer, é barra reconhecer os bichos falando assim não é?

Paz

O símbolo da paz foi desenvolvido na Inglaterra como logo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 60.

Kombi

A kombi se tornou um dos símbolos principais do movimento hippie, desde 1960 até hoje.

13 de mai. de 2012

Inicio do Movimento

Os “hippies” (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70. O movimento e cultura hippie nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana. Desconfiava do poder económico-militar e defendia os valores da natureza.
Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunas rurais. Adotavam um modo de vida comunitário ou estilo de vida nômade, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã. Eles enxergavam o paternalismo governamental, as corporações industriais e os valores sociais tradicionais como parte de um “estabelecimento” único, e que não tinha legitimidade. Dois valores defendidos eram a "paz" e o "amor". Defendiam o "amor livre", quer no sentido de "amar o próximo", quer no de praticar uma actividade sexual bastante libertária. A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi a famosa "Make Love Not War" (Faça amor não faça guerra). 
Fonte:trabalhotribos.blogspot.com.br / blogdogalila.com.br/2012/02/01/movimento-hippie/